Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

  • Valorização tecnológica de resíduos agroindustriais brasileiros

Este é o alicerce do LPT!
Estamos incansavelmente transformando matérias-primas renováveis em novos produtos capazes de substituir derivados petroquímicos, através de processos eficientes e sustentáveis, preservando qualidades técnicas, sem comprometimento sócio-econômico. Entre essas matérias-primas, destacam-se: o Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC) e a Lignina, além de outros resíduos agroindustriais nacionais, como a casca do coco, a palha de carnaúba e o bagaço da cana de açúcar.

  • Polímeros e compósitos bio-baseados de alta performance

Atualmente, com a busca crescente por fontes renováveis de matérias primas para a indústria química há o aumento da necessidade do reaproveitamento de subprodutos agroindustriais. Nesse contexto, a agroindústria brasileira surge como uma fonte inesgotável destas matérias primas, com atuação direta dentro dos conceitos da química verde. Com o processamento industrial da castanha de caju é gerado como subproduto o Liquido da Casca da Castanha de Caju (LCC), rico em compostos fenólicos com enorme potencial para aplicações tecnológicas. Além do LCC, a lignina, obtida como subproduto da indústria da celulose, também representa uma fonte renovável de fenóis. Assim, este projeto objetiva o desenvolvimento tecnológico de novos polímeros e bio-compósitos a partir do LCC e da lignina, a partir da combinação com outras matérias-primas sustentáveis e através de processos ecologicamente viáveis.

  • Estudo Termoanalítico de Polímeros e Moléculas Orgânicas

Abordando as 3 principais técnicas de termoanálise – DSC, TGA e DMA – este projeto tem como principal objetivo compreender a resposta de diferentes materiais orgânicos à variação de temperatura, como suas massas, variações de calor (processos entálpicos) ou mesmo performance viscoelástica. A partir destas informações é possível elaborar melhores estratégias de aplicação e uso adequado de produtos e processos em relação às condições de operação, resultando em performances otimizadas e redução custos.

  • Avaliação de produtos naturais em materiais odontológicos

O setor odontológico, tanto no âmbito acadêmico quanto industrial, está em constante busca por novos bio-materiais que possam substituir os produtos atualmente disponíveis no mercado que são, em sua imensa maioria, derivados petroquímicos. Tendo em vista essa problemática, este projeto tem como objetivo desenvolver novos produtos a partir de matérias-primas renováveis e avaliar seus potenciais em diferentes aplicações odontológicas, como (1) dessensibilizantes dentinários; (2) adesivos hidrófobos (bond), (3) monômeros ácidos, (4) adesivos simplificados experimentais, ou (5) biomodificadores dentinários.

  • Bio-Produtos para Controle e Tratamento de Doenças Tropicais Negligenciadas

Doenças como dengue ou leishmaniose, que são causadas por agentes infecciosos/parasitas e endêmicas em populações de baixa renda, são consideradas negligenciadas. Com objetivo de desenvolver novas soluções efetivas, economicamente acessíveis, além de sustentáveis, esse projeto busca sintetizar novos bio-produtos derivados do Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC) com potencial de se tornarem alternativas promissoras no tratamento ou no controle destas doenças.

Se interessou por alguma de nossas linhas de pesquisa? Entre em contato!

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo